quinta-feira, 28 de junho de 2012

É quanto custamos... 2 MIlhões!!!Palavras para quê?


O INEM iniciará uma utilização conjunta de helicópteros com outras entidades do Estado. Para um melhor esclarecimento das populações, vem o INEM disponibilizar um conjunto de informação sobre o dispositivo de meios aéreos dedicados à emergência médica que estará disponível em território continental.

Como ponto prévio, informa‐se que o Ministério da Saúde contratualiza em regime de locação (aluguer), através do INEM, actualmente, 5 helicópteros. Até Junho de 2010 eram apenas 2 os helicópteros do INEM disponíveis durante 24 horas por dia, colocados um no Porto e outro em Lisboa para suprir todas as necessidades do País. O Ministério da Administração Interna tem 9 helicópteros próprios, propriedade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que utiliza durante o ano, fundamentalmente, para ações de resgaste/busca e salvamento e para vigilância e combate a incêndios. Aluga várias outras aeronaves para reforço do dispositivo de combate a incêndios florestais.

Pela primeira vez os dois Ministérios acima citados decidiram iniciar um modelo de partilha de meios aéreos, procurando sinergias com ganhos de eficácia e de eficiência.

O dispositivo de helicópteros de emergência médica (INEM) irá passar a ter duas configurações:

‐Durante a fase “Charlie” de combate aos incêndios florestais, de 1 de Julho a 30 de Setembro, o INEM terá à sua disposição quatro helicópteros ligeiros com equipas médicas nos seguintes locais:

Vila Real (Distrito de Vila Real), Santa Comba Dão (Distrito de Viseu), Loures (Distrito de Lisboa) e Beja* (Distrito de Beja) ou Loulé* (Distrito de Faro)...

Para além destes estará disponível: um helicóptero Eurocopter AS‐350B3 Ecureuil, em Ponte de Sor (Distrito de Portalegre), este sem equipa médica. Permitirá ir aos locais das ocorrências e, se necessário, trazer a vítima com a equipa INEM terrestre para o Hospital de destino, melhorando a capacidade de evacuação aérea rápida de uma parte significativa da população do Alentejo.

Refira‐se ainda que para além destes meios, o INEM poderá ainda utilizar outras das aeronaves que a Proteção Civil tenha em utilização, numa verdadeira partilha de meios.

Com a nova localização dos meios aéreos, o INEM considera que irá melhorar de forma muito significativa a cobertura de todo o território continental. A título de exemplo, alguns distritos da região Centro e do Alentejo passam a ter um meio aéreo disponível em muito menor tempo do que aquilo que acontece neste momento, sendo portanto francamente beneficiadas.



Hoje...




o amanhã, onde é visível o esquecimento para com o interior...

Entre janeiro e maio de 2012, foram transportados 411 doentes, o que faz uma média diária de 2,7 doentes transportados. Aplicado aos cinco helicópteros atualmente existentes, estes números significam uma média diária de 0,5 doentes transportados por helicóptero.

Com a partilha de meios aéreos, o INEM obterá uma redução de custos de 2 milhões de euros, que serão aplicados na continuidade do crescimento do Instituto, com a abertura de novos meios, substituição de ambulâncias e viaturas médicas, investimentos em novas tecnologias, etc...

Fonte: INEM

terça-feira, 26 de junho de 2012

Protecção Civil alerta para perigo de incêndios

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou esta segunda-feira para o risco de incêndios florestais nos próximos dois dias devido à continuidade do tempo quente e seco.

Numa nota, a ANPC refere que "os índices de perigosidade de incêndio florestal tenderão a atingir valores superiores ao que é normal para esta altura do ano, nomeadamente nas regiões do Centro e Sul, sendo expectável que nos próximos dias o número de ocorrências de fogo tenha tendência a aumentar". O Instituto de Meteorologia prevê para os próximos dois dias a continuidade do tempo quente e seco. Nesse sentido, a ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente a não realização de queimadas, nem de fogueiras, e não fazer lume ou fumar nos espaços florestais e vias que os circundem.

A Protecção Civil apela ainda para que os grupos populacionais mais vulneráveis, como idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratória, adoptem medidas de auto protecção para situações de calor, nomeadamente beber água com regularidade, evitar actividade física e não viajar de carro nas horas de maior calor.

 Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Macedo de Cavaleiros perde helicóptero do INEM para Vila Real



O helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros vai ser deslocado para Vila Real.A informação é avançada por Adão Silva.  O deputado do PSD pelo distrito de Bragança considera que esta é a melhor solução e explica porquê.“Os dois helicópteros do INEM que estão na região Norte, em Baltar e em Macedo de Cavaleiros, ficariam num único helicóptero com base em Vila Real”, adianta o responsável, acrescentando que esta decisão de deve ao facto de “em Vila Real existir uma urgência polivalente”. “Eu concordo inteiramente com esta decisão”, afirma peremptório, justificando que “numa situação de emergência, o doente, em vez de andar a perder tempo de jou para já, tendo a vida em risco, vai directo para uma urgência polivalente onde há médicos e equipamento para tratar a pessoa”.O presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, que investiu cerca de 300 mil euros no heliporto local para servir de base ao helicóptero do INEM, parece resignado com a situação.“Nós podemos ser sensíveis a argumentos, embora ainda não os conheça em pormenores, sei apenas que há uma nova rede de posicionamento dos meios aéreos e um novo modelo que junta os meios da saúde com os da administração interna, mas não sempre de ser uma perda para a região”, refere Beraldino Pinto. “Devia ser evitada mas não sabemos até que ponto conseguiremos fazê-lo desta vez. Para já não estamos a planear nada para contestar”, acrescenta.Se para Beraldino Pinto já não há razões para lutar, o mesmo não diz a autarca de Alfândega da Fé.Berta Nunes não se conforma com a decisão e lembra que este serviço resulta de um acordo feito pelo Ministério da Saúde que agora não está a cumprir.“Nós não queremos acreditar que nos tenham enganado porque há um protocolo assinado entre o Ministério da Saúde que prevê que o helicóptero fica em Macedo em troca daa aceitação dos autarcas para o encerramento dos SAP’s”, afirma. “Se agora nos vão tirar o helicóptero significa que o Ministério da saúde não está a cumprir o protocolo que assinou e isso é muito grave”, considera.O helicóptero de emergência médica vai ser retirado de Macedo de Cavaleiros.

Mas o Governo vai colocar na cidade uma ambulância do INEM que deverá ser de Suporte Básico de Vida (SBV).
Escrito por Brigantia 

domingo, 3 de junho de 2012