quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EStágios no INEM

Os Bombeiros de 3ª Gil Angélico e Guillaume Costa, elementos do nosso Corpo de Bombeiros, fizeram estágios de observação na VMER de Bragança e na SIV de Mirandela nos dias 19 e 20 de Dezembro!
Aqui fica um video, feito pelo Guillaume que demonstra um pouco a experiência vivida por ambos!

PRECIPITAÇÃO


Factores condicionantes

Precipitação, instabilização de vertentes e/ou alteração do seu perfil de equilíbrio, edificação em vertentes com solos pouco consolidados, litologia, alterações de nível freático ou escoamento, alterações do coberto vegetal

Acções de prevenção

A precipitação pode aumentar a instabilidade de solos, eliminando o equilíbrio das vertentes.
O aumento da instabilidade de vertentes, em especial junto de aglomerados populacionais, vias rodoviárias e ferroviárias, deve ser observado como medida preventiva de acidentes de movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas, etc.).

O que os municípios podem fazer

No campo das medidas estruturais, é relevante que os municípios garantam uma vigilância mais apertada no que concerne à urbanização do espaço territorial sob a sua jurisdição. Além disso, importa aos Serviços Municipais de Protecção Civil a verificação e a actualização dos respectivos Planos Municipais de Emergência, designadamente os inventários de meios e recursos e as respectivas listas de contactos.

Intervenção dos cidadãos

Os cidadãos devem evitar colocar-se em locais de manifesto perigo, ou naqueles onde exista sinalização a alertar para os perigos relacionados com movimentos de massa.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

domingo, 27 de dezembro de 2009

sábado, 26 de dezembro de 2009

Macedo é o único município do distrito a rejeitar a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente


Com a recente adesão dos municípios de Alfândega da Fé e de Miranda do Douro ao projecto de criação de Equipas de Intervenção Permanente nos respectivos corpos de bombeiros, Macedo de Cavaleiros passa a ser o único concelho do distrito de Bragança a continuar indisponível para partilhar com o Governo os custos relativos à manutenção de uma equipa daquele tipo no corpo de bombeiros locais.

A mudança política nas autarquias de Alfândega da Fé e de Miranda do Douro, resultante das Eleições Autárquicas do dia 11 do passado mês de Outubro, ditou uma grande volta relativamente ao processo de criação de Equipas de Intervenção Permanente nos corpos de bombeiros dos respectivos municípios. Apesar de já haver um Grupo de Intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR) instalado na serra de Bornes, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé acaba de apresentar a candidatura para a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente no seu concelho, exemplo que o município de Miranda do Douro seguiu, com duas candidaturas apresentadas no mesmo sentido, uma para o corpo de bombeiros da cidade e outro para o de Sendim.

Com a recente adesão das destas autarquias ao projecto avançado pelo Governo há cerca de um ano, no distrito de Bragança, só o município de Macedo de Cavaleiros é que ainda não assinou o protocolo que estabelece a criação das Equipas de Intervenção Permanente. Recorda-se que 9 dos 12 municípios do distrito já tinham assinado o protocolo com o secretário de Estado da Protecção Civil, no dia 9 do passado mês de Junho.

Apesar da recusa da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros em partilhar com o Governo os custos relativos à criação de uma Equipa de Intervenção Permanente ter vindo a ser criticada, tanto pelo activo do corpo de bombeiros local, como pelos vereadores da oposição, não se vislumbra que a gestão autárquica presidida por Beraldino Pinto aceite os moldes em que assenta o protocolo proposto pelo Governo. É que, na perspectiva da autarquia, “para prestar um bom serviço, seria necessário criar três equipas, pois só dessa forma é que seriam satisfeitos os pressupostos de intervenção permanente”. Caso contrário, a Câmara entende que a criação de uma única equipa, como propõe o Governo, poderia constituir “um argumento que poderia ser aproveitado para acabar com o espírito de voluntariado”.

Já o corpo de bombeiros de Macedo defende a criação de uma Equipa de Intervenção, alegando que, “em situações de reclamação relativamente a um mau serviço, chamar a atenção de um voluntário que deixa a sua ocupação profis-sional para acudir a uma urgência não é a mesma coisa que exigir responsabilidades a um profissional que obteve formação para intervir com eficiência e rapidez”.

Fonte: Semanário Transmontano

A neve ocupou os bombeiros durante 12 horas consecutivas

Os bombeiros de Macedo de Cavaleiros não tiveram mãos a medir desde que começou a nevar cerca das 23h00 de domingo até ao meio-dia de segunda-feira. O carro limpa-neve esteve em actuação constante durante aquele período, tentando, assim, manter, durante o maior tempo possível, transitáveis o IP2, IP4, Estrada Nacional 102 e estradas para Mogadouro e Alfândega da Fé. Embora o serviço de manter transitáveis as estradas municipais seja da competência da Câmara Municipal, a mesma viatura teve ainda de acudir, a meio da manhã de segunda--feira, a um autocarro que transportava crianças e a uma ambulância dos bombeiros de Mogadouro, que estavam imobilizados no alto do Lombo. Ainda no mesmo dia, uma ambulância dos Bombeiros de Macedo foi chamada para socorrer um jipe dos bombeiros de Bragança que se despistara na zona do nó de Amendoeira, no IP4. Para transportar para o Hospital de Bragança os três feridos que resultaram do acidente (o motorista e os dois doentes) foram ainda chamadas uma viatura SIV (Suporte Imediato de Vida) e uma ambulância do INEM, ambas de Mirandela.

Fonte: Semanário Transmontano

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz e Santo Natal…


Desejamos a todos os leitores e seguidores que contribuem para o sucesso deste Blog um Feliz e Santo Natal…

Acidente VOPE 02 do CB Bragança

Ontem por volta das 20:19 horas despistou-se a VOPE02 de Bragança na EN 218 na recta de Rio Frio, Concelho de Bragança devido ao gelo e neve verificadas no local.Os primeiros socorros foram prestados pelo Sr. Comandante João Noel do CB de Vimioso, o qual passava no local no momento de acidente socorrendo de imediato os dois feridos ligeiros.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Bombeiros de Macedo de Cavaleiros em GRANDE!

A rápida acção do limpa neves dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, revelou-se crucial no socorro a uma recém nascida e à sua mãe no IP4.

Com a Ambulância SIV de Mirandela completamente presa na neve e na incapacidade de a VMER poder chegar junto à ambulância, onde a parturiente descompensava devido a uma hemorragia, valeu a forma destemida, altruista e extremamente competente do Srº Comandante João Venceslau e de mais alguns Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros que enfrentaram grandes dificuldades, ultrapassando o frio e o gelo e rasgando caminho pela neve que em alguns locais tinha mais de 50 cm de altura!

A atitude de antecipação, planeamento e COMPETÊNCIA do Srº Comandante Venceslau, contrasta com a INCOMPETÊNCIA de certas “Autoridades” e Institutos... mas isso já são outros quinhentos...

Parabéns Srº Comandante “ Joca” e seus Bombeiros;

Parabéns às equipas do INEM que no terreno foram sem dúvida destemidos e extremamente competentes!

Parabéns à GNR BT de Bragança pelo apoio!



Neve condiciona acessos à região transmontana


Acessos a Bragança estão condicionados. No distrito de Vila Real foi cortado o troço da IP4, no Alto de Espinho, e os acessos à A7 e à A24. Autoridades já têm no terreno os meios posicionados para ajudar os automobilistas
A neve voltou a cobrir a região transmontana de branco, pela terceira vez nesta semana. A Protecção Civil já tinha os meios pré-posicionados no terreno mas foi a neve caiu com mais intensidade do que o previsto deixando, durante a manhã, os acessos à cidade de Bragança completamente condicionados. O IP4, entre Quintanilha e o Alto da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, esteve cortado ao trânsito, bem como no Alto de Espinho, no distrito de Vila Real. Os acessos à A7, que liga Vila Real a Braga, e à A24, entre Vila Real e Viseu, estiveram também condicionados mas reabriram ao final da manhã mas apenas para veículos ligeiros. Em Bragança estiveram ainda cortadas as estradas nacionais que ligam a Vinhais, a ligação à Serra da Nogueira e a estrada entre Bornes e Alfândega da Fé. A estrada nacional entre Bragança e o Porto também foi encerrada devido às más condições de circulação. As autoridades puseram na estrada veículos 4x4 e os limpa-neves para ajudar a libertar os automobilistas presos no IP4. As autoridades aconselham prudência na estrada e pedem aos automobilistas para que circulam apenas em caso de extrema necessidade. Para quem circula a pé também não está fácil. A neve acumulada nos passeios tem vindo a derreter formando pequenos blocos de gelo que tornam difícil a circulação. A Protecção Civil alerta ainda para alguns cuidados a ter no aquecimento em casa, nomeadamente com as lareiras. Recorde-se que ainda esta segunda-feira, uma idosa morreu em Rossas, concelho de Bragança, na sequência de um incêndio que terá começado num sofá instalado junto à lareira. A idosa estava sozinha em casa e presume-se que estivesse a dormir. Os Bombeiros apontaram como causa provável da morte a inalação de fumo. As autoridades aconselham a população a ter cuidado com as fontes de calor próximas de móveis, a proteger bem as lareiras e, entre outras coisas, a não deixar a casa com os aparelhos ligados. O Instituto de Meteorologia colocou o distrito de Bragança e o de Vila Real sob alerta amarelo, com previsões de chuva e vento forte para a tarde de hoje. As previsões de neve mantém-se para localidades acima dos 800 metros.
Fonte: Mensageiro Notícias

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Três acidentes e três feridos nas estradas transmontanas


Três acidentes, dos quais resultaram três feridos, ocorreram esta manhã nos distritos de Bragança e Vila Real por causa da combinação gelo e neve que caiu durante a madrugada na região, disse fonte da Protecção Civil.
Em menos de uma semana, nevou pela segunda vez na região transmontana, afectando a circulação rodoviária em algumas estradas.
Cerca das 08:00, uma viatura dos bombeiros de Bragança despistou-se no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona de Macedo de Cavaleiros, provocando dois feridos graves.
O tenente-coronel Melo Gomes, responsável pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, a viatura transportava idosos da Santa Casa da Misericórdia.
Segundo o responsável, os feridos, um dos quais já teve alta, eram os idosos que estavam a ser transportados pelos bombeiros.
Em Vila Real, a estrada EN15, paralela ao IP4 na zona da serra do Marão, foi o palco de dois despistes, dos quais resultou um ferido ligeiro.
Uma das viaturas que se despistou nesta estrada pertencia ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Segundo o CDOS, a estrada EN15, paralela ao IP4, permanece encerrada entre Vila Real e Amarante, tal como a EN304, que liga a Campeã a Mondim de Basto.
As autarquias estão a proceder ao espalhamento de sal em algumas estradas que atravessam zonas mais perigosas e com maior acumulação de gelo, como a EN311, entre Salto e Boticas, a EN103, entre Chaves e Valpaços, e a via que liga o alto do Pópulo a Alijó.
Os transportes públicos urbanos de Bragança também foram cancelados hoje devido ao gelo que afectou algumas das artérias da cidade.
Os CDOS de Bragança e Vila Real receberam hoje centenas de chamadas de pedidos de ajuda e de informação sobre as estradas e condições climatéricas.

Fonte: Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Jipe dos bombeiros despista-se no IP4 com doentes a bordo

Um jipe dos bombeiros de Bragança que fazia o transporte de doentes despistou-se no IP4 junto ao nó de Macedo de Cavaleiros.Na viatura seguiam quatro pessoas. Para além do condutor, estavam a ser transportados para consultas no Hospital de Vila Real dois doentes, um deles com uma acompanhante.Cerca das 8H30, a viatura entrou em despiste no IP4 pouco depois do nó que dá cesso ao IP2.“Nós íamos fazer um transporte para Vila Real. Levávamos dois doentes e uma acompanhante que íam a uma consulta” conta o comandante da corporação. “Tivemos um acidente no IP4 na zona de Macedo, cerca de dois quilómetros depois do último nó”. “Foi um despiste derivado à neve e ao gelo que havia na estrada” acrescenta José Fernandes. Deste acidente resultaram dois feridos, um dos doentes que é utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e a acompanhante, funcionária da instituição. “O outro doente era da aldeia de França”.Foram transportados pelos bombeiros de Macedo para o Hospital de Bragança para receber tratamento.“Não inspiram grandes cuidados, mas de qualquer forma foram evacuados para o Hospital de Bragança” refere. No nevão da semana passada, os bombeiros de Bragança cancelaram o transporte de doentes, mas desta vez decidiram arriscar.A viagem acabou por não chegar ao destino. “Na outra neve não pudemos fazer o transporte, desta vez tentamos e aconteceu isto” lamenta José Fernandes. “Pedem-nos e nós vamos, desde que tenhamos meios materiais e humanos, é evidente que corremos riscos”. O outro doente, que não apresentava ferimentos, acabou por não seguir viagem uma vez que a viatura dos bombeiros de Bragança ficou inoperacional.
Por precaução foi também transportado para o Hospital de Bragança.

Fonte: Rádio Brigantia

O Ideal para os Serviços Municipais de Protecção Civil






Veículo contra poste

domingo, 20 de dezembro de 2009

Em dias de Neve...

Algumas Filmagens da VOPE02 a caminho de uma Emergência Médica na Sobreda

sábado, 19 de dezembro de 2009


1964 VISITAS APENAS NUM MÊS!
MUITO OBRIGADO!!!


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Câmara e bombeiros ainda não dialogaram sobre o assunto

Ainda não se sabe quem vai limpar a neve durante o Inverno

A Câmara Municipal e os bombeiros, que continuam de costas voltadas, ainda não acordaram nada sobre a limpeza de vias municipais, apesar do mau tempo já ter chegado esta quarta-feira. A Câmara Municipal diz que, embora ainda não disponha dos meios apropriados (está prestes a adquirir uma pá espalhadora), está preparada para fazer face a qualquer emergência, utilizando os antigos meios de espalhar o sal. Ou seja, com pás. Por sua vez, os bombeiros garantem que depois de ter sido objecto de uma reparação, a sua viatura limpa-neves já está operacional. Falta saber se vai haver diálogo para fazer face ao que suceder nas estradas do concelho, nos próximos dias.

Devido ao acordo que existe com a direcção das Estradas de Portugal, os bombeiros de Macedo responsabilizam-se pela limpeza do gelo e da neve que se acumulam, durante o Inverno, nas vias que estão sob a responsabilidade daquela empresa pública. Para fazer face a esse trabalho, não só contam com o sal que sobrou do ano passado e que está armazenado em instalações da autarquia, mas também com a via-tura limpa-neves que garantem ter ficado operacional, na terça-feira passada, após uma reparação que custou cerca de três mil euros.

Quanto às Estradas Municipais, esse tipo de trabalho foi feito, nos últimos três anos, de acordo com entendimentos prévios com a Câmara Municipal. Ora, segundo fonte dos bombeiros, é esse acerto que falta fazer, este ano, pois, devido à imponderabilidade dos horários (no ano passado, houve dias em que a limpeza das estradas se prolongou até às cinco horas da madrugada), é necessário garantir, aos bombeiros que operam com a viatura limpa-neves, o pagamento de horas extraordinárias, tal como sucedeu em anos anteriores, com os funcionários da Câmara que acompanharam os mesmos trabalhos. Na perspectiva dos bombeiros, não é justo que o trabalho extraordinário seja pago a uns e a outros não.

Só que, segundo o que o Semanário TRANSMONTANO (ST) apurou, nem uma, nem outra, daquelas entidades tomou ainda a iniciativa de dialogar sobre a forma de actuar, no caso de ocorrerem situações de obstrução das estradas, nomeadamente das municipais, devido ao gelo ou à neve. Pelo contrário, o ST soube que a Câmara Municipal se prepara para adquirir uma pá espalhadora para adaptar a uma viatura todo-o-terreno para fazer, por si, face àquele tipo de situações. Entretanto, enquanto não chega o dito equipamento, a autarquia pretende garantir a limpeza das estradas municipais utilizando os antigos meios de espalhar, com pás, o sal nas estradas. O ST sabe também que, tal como sucede com as outras autarquias da região, a empresa Estradas de Portugal não vai fornecer o sal para fazer face a tais trabalhos. No entanto, o vice-presidente da Câmara, Duarte Moreno, garante que, em caso de emergência, as estradas municipais não deixarão de ser desobstruídas, contando para isso com o sal das Estradas de Portugal que está depositado no armazém da autarquia. Esta, por sua vez, compromete-se a repor a quantidade de sal que retirar do dito armazém.

Fonte: Semanário Transmontano

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GRUPO DE INTERVENÇÃO DE PROTECÇÃO E SOCORRO ( GIPS )

O GRUPO DE INTERVENÇÃO DE PROTECÇÃO E SOCORRO ( GIPS ) foi projectado para responder à necessidade da existência de um corpo profissional de protecção civil, sendo criado na dependência do Comando-Geral da GNR, com a missão específica de executar acções de prevenção e de intervenção de primeira linha em todo o Território Nacional. A sua existência foi oficializada em Comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário de 29 de Outubro de 2005.O efectivo humano neste momento é de 645 militares.


Missão:

Executar acções de prevenção e de intervenção de primeira linhaem todo o território nacional, em situações de emergência de protecção e socorro, designadamente nas ocorrências de incêndios florestais ou de matérias perigosas, catástrofes ou acidentes graves.
in Decreto-Lei n.º 22/2006, de 02 de Fevereiro

Valências:

Lema:

“Se fosse fácil não era para nós”

Nova Viatura Intervenção Táctica


Fonte: Sítio dos Militares do GPIS

Sismo: Abalo de intensidade 5,7 sentido em Portugal

Um sismo de média intensidade (5,7 na escala de Richter) foi sentido esta madrugada em Portugal, não havendo informações de danos pessoais ou materiais.
O abalo, que durou alguns segundos, iniciou-se às 01.37:47 de Lisboa e teve o seu epicentro a oeste de Gibraltar, a sul de Portugal, a 185 quilómetros de Faro e a 265 quilómetros de Lisboa, segundo o 'site' de geofísica dos Estados Unidos (USGS - United States Geological Survey).
O sismo ocorreu a 10 quilómetros de profundidade, indica aquele 'site'.

Fonte: Lusa

Control de Flashover

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Neve!!

Ups...

A nossa nova Ambulância de Socorro todo o terreno...

Acesso à zona industrial... inacessível!

Ready to Go!

A caminho de uma Emergência Médica na Sobreda... Ah pois é...

O Salvador da pátria... supérfluo ou util??

Neve em todo o distrito

Tal como apontavam as previsões, às 5H20 a neve começou a cair na região, começando em Macedo de Cavaleiros e estendendo-se depois aos restantes concelhos.
Pela primeira vez este Inverno a neve caiu no distrito de Bragança. Tal como apontavam as previsões, a neve caiu em todos os concelhos.
Também no distrito de Vila Real se registou queda de neve.
E aqui atenção a quem circula no IP4, porque o itinerário está cortado no Alto de Espinho em ambos os sentidos.
No distrito de Bragança a situação mais complicada neste momento estará a registar-se na própria capital de distrito.
Foi o último local a onde chegaram os flocos de neve, cerca das cinco horas da madrugada, e que caiu sobre uma camada de gelo que se havia acumulado.
Ainda assim, a protecção civil municipal já está no terreno a limpar as principais artérias da cidade e a espalhar sal.
Hoje não haverá aulas nas escolas do concelho, pois os transportes escolares também não saíram para recolher os estudantes.
Quanto ao resto do distrito, as estradas estão todas transitáveis, embora com algumas condicionantes.
Pede-se atenção redobrada a quem circula na EN315 junto a Bornes, na EN206 na Serra da Nogueira e na EN103 entre Bragança e Vinhais.
No IP4 circula-se com normalidade.
O limpa-neves da concessionária da futura A4 começou a actuar logo que começaram a cair os primeiros flocos de neve, sendo que já ontem à noite se encontravam de prevenção naquele itinerário.

Escrito por Brigantia

Protecção Civil deixa conselhos à população por causa do frio

A vaga de frio que atingiu Portugal no início da semana levou a Protecção Civil do Distrito de Bragança a divulgar um alerta à população sobre a formação de gelo nas estradas e a possibilidade de queda de neve.
“Aquilo que nós aconselhamos é que as pessoas permaneçam em casa o máximo de tempo possível e que só saiam à rua em caso de necessidade extrema” adverte o comandante Melo Gomes, acrescentando que “quem tiver de se deslocar de carro deve redobrar a atenção”.
Para além disso, é conveniente levar correntes de neve, alimentação, água, agasalhos e uma lanterna.
Caso opte por ficar em casa, há também cuidados a ter em conta.
“As pessoas que recorrem às lareiras devem ter muita atenção para não estarem em espaços totalmente fechados deixando que haja circulação de ar” afirma. Por outro lado, diz que “não se deve deixar a lareira acesa sem ninguém em casa e ter um ante-páro para que não saltem as faúlhas”.
Por isso, o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste deixa alguns avisos.
“Sempre que as pessoas tiverem de sair de casa devem ir bem agasalhados, sendo preferível vestir várias peças de roupa finas do que uma só mais grossa” refere Sampaio da Veiga, acrescentando que também é aconselhável “usar luvas e chapéu e o calçado também deve ser quente”.
Também na alimentação é conveniente ter alguma atenção. “Devem ingerir-se muitos líquidos à temperatura normal, de preferência com algum açúcar para dar energia, sendo que a alimentação deve ser rica em calorias para permitir uma maior resistência à diminuição de temperatura no exterior” alerta.

Escrito por Brigantia

Queda de Neve iniciou em Macedo de Cavaleiros


Cerca das 05:20 horas da manhã, começaram a cair os primeiros flocos de neve em Macedo de Cavaleiros alargando-se para a todo o Distrito de Bragança.

Sal nas estradas de Vila Real e Bragança para prevenir gelo

As autoridades estão a espalhar sal nas principais estradas dos distritos de Vila Real e Bragança como medida preventiva contra a acumulação de gelo ou neve, disse fonte da protecção civil.O tenente-coronel Melo Gomes, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança, disse à Agência Lusa que, como medida preventiva contra a acumulação de gelo, está a ser espalhado sal pelas principais estradas daquele distrito, como o Itinerário Principal 4 (IP4) ou as nacionais 206 entre Bragança-Torre D. Chama e Chaves e 103, também que liga Bragança a Chaves.Cenário idêntico se verifica nas estradas do distrito de Vila Real, como as nacionais 15, na serra do Marão e alternativa ao IP4, ou a EN2, que lida a sede do distrito a Chaves.Os dois limpa-neves da Estradas de Portugal também já estão a postos para intervirem, um para cada distrito.Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal de Vila Real, referiu que estão a ser tomadas medidas internas no sentido os meios estarem preparados para actuar se se confirmarem as previsões meteorológicas que apontam para queda de neve a partir dos 400 metros entre terça-feira à noite e quarta de manhã.Se nevar a partir dos 400 metros praticamente toda a região transmontana será atingida, incluindo as cidades de Bragança e Vila Real.Álvaro Ribeiro referiu que, tanto homens como máquinas, estarão a postos para intervir em caso de necessidade e que a prioridade será manter os acessos limpos para o hospital e centros de saúde.Refira-se que os nevões que se verificaram no Inverno passado na região deixaram algumas aldeias isoladas na zona da serra do Alvão.As populações locais dizem-se habituadas ao frio e às temperaturas negativas e em tom de brincadeira até afirmam que "enrijece os ossos". Mais roupa no corpo ou a lareira, que existe em todas as casas das aldeias, são algumas das medidas adoptadas para enfrentar o frio.As autoridades negam ter recebido qualquer pedido de ajuda até ao momento por causa do frio e dizem desconhecer casos de sem-abrigo na região, uma realidade que parece continuar arredada do Interior Norte do país.As temperaturas mínimas previstas para hoje, segunda-feira, variam entre os 4 graus centígrados negativos na cidade de Bragança e os 5º em Lisboa, Faro e Sagres.Na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para a descida da temperatura e recomendou a adopção de algumas medidas de prevenção e autoprotecção devido ao frio, como os cuidados com o aquecimento do lar.Para os próximos dias, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e uma descida progressiva da temperatura, em especial durante a noite.
Fonte: JN

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NEVE


Factores condicionantes:

Temperaturas baixas, altitudes elevadas, massas de ar com humidade, massas de ar frio.

Acções de prevenção:

Quando massas de ar húmido arrefecem, por contacto com massas de ar mais frio ou por sistemas depressionários que elevam o ar, arrefecendo-o, pode ocorrer precipitação sólida (neve).

A acção dos municípios:

Os municípios com condições para ocorrência de precipitação sólida devem prevenir situações de acumulação de neve ou gelo, assegurando a disponibilidade de meios de limpeza das vias de comunicação, para desimpedimento mecânico dessas vias, sendo igualmente útil, como acção preventiva, a dispersão de sal ou outras soluções salinas que impeçam a formação e acumulação de gelo nas estradas. Sempre que justificável, compete aos municípios o accionamento dos respectivos planos de emergência.

A intervenção dos cidadãos:

Nos locais onde seja expectável a queda de neve os cidadãos devem ter um rádio e uma lanterna, juntamente com pilhas suficientes para garantir o seu funcionamento por longos intervalos de tempo.
Medicamentos essenciais e material para primeiros socorros é também muito importante.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FRIO

Nesta altura do ano, dadas as condições atmosféricas, em que se prevê mais frio e uma consequente maior utilização de sistemas de aquecimento, a população deve minimizar os riscos que muitas vezes lhes estão associados.

Siga os conselhos :

Aquecer o lar:
· Afaste os aquecedores de móveis;
· Não seque a roupa nos aquecedores;
· Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor;
· Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados;
· Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
· Não abandone velas acesas ou mal apagadas;
· Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

Rede eléctrica:
· Não faça reparações improvisadas;
· Substitua os fios eléctricos em mau estado;
· Use fusíveis adequados;
· Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
· Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica;
· Não aproxime água de instalações eléctricas – há perigo de ficar electrocutado.

Rede de gás:
· Faça a revisão periódica das tubagens – para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize uma chama;
· Se detectar alguma fuga chame imediatamente um técnico do gás. Se cheirar a gás não faça qualquer tipo de chama, não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos, abra as janelas, feche as válvulas de segurança do contador e de corte do redutor e contacte de imediato um técnico qualificado.

Cozinha:
· Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado;
· Não deixe, junto a janelas, aparelhos a gás ligados;
· Se a gordura da frigideira se incendiar desligue de imediato o gás, não retire a frigideira do fogão, pois iria espalhar o fogo e use uma tampa, um prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio;
· Mude periodicamente o filtro do exaustor;
· Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

A PROTECÇÃO COMEÇA SEMPRE EM SI!

Caçador morre atingido por um pinheiro

Um caçador de 37 anos morreu ontem, domingo, em Valtorno, concelho de Vila Flor, depois de ter sido atingido pela queda de um pinheiro de grande porte.
O indivíduo residia na localidade de Mourão, igualmente no concelho trasmontano. O vento forte que se fazia sentir na manhã de ontem poderá ser um factor a ter em conta para a queda do pinheiro.
Segundo o tenente Ferreira, comandante do Destacamento da GNR de Mirandela, militares da GNR foram chamados a um local ermo na Quinta dos Padres, freguesia de Valtorno para tomarem conta de uma ocorrência. "Ao que tudo indica um grupo de caçadores fez uma pausa na sua actividade e um dos homens sentou-se numa rocha, quando, sem ninguém o prever, uma árvore de grande porte acabou por lhe cair em cima, provocando-lhe lesões graves, as quais se tornaram fatais", disse o JN aquele oficial. Ao local do acidente foram chamadas várias equipas de socorro, entre bombeiros e pessoal médico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Segundo Raquel Leal, do INEM, a vítima apresentava ferimentos graves ao nível do tórax e coluna vertebral, situação que levou a uma minuciosa operação de socorro. "Apesar de todos os esforço feitos no sentido de salvar a vida à vítima, esta acabou por entrar em paragem cárdio-respiratória e apesar de todas as manobras e tentativas de reanimação já não havia nada a fazer", disse aquela responsável do gabinete de comunicação do INEM. No local esteve uma equipa da Viatura Médica Emergência e Reanimação, sediada em Bragança e uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Mirandela apoiados por outros meios dos bombeiros de Vila Flor. Um helicóptero do INEM foi chamado à ocorrência e apesar de ter aterrado em segurança no local, acabou por não ser necessário.

Fonte: JN

sábado, 12 de dezembro de 2009

Um pouco de Cultura!

O IP

Farto de ouvir queixas de toda a gente por causa dos anónimos! Resolvi escrever um artigo dedicado a eles! =^)
O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) numa rede (e sim a internet é uma rede ! ) Trocando por miúdos é possível identificar quem envia um e-mail, é possível identificar quem invade computadores alheios, é possível identificar quem vai a sites de pornografia infantil, os génios que invadem os sistemas de segurança apesar de se disfarçarem com anonymazers e afins e se espelharem noutros servidores são muitas das vezes identificados. Acham que os acéfalos que se escondem atrás de comentários anónimos estão seguros e que ninguém vos identifica? Cuidado!! Um dia ainda alguém se chateia e a máscara cai!

LEI nós somos os melhores paparapapa!

Fonte : " Tó Rock " ( também conhecido por "Alfredo" )

Ampliação de unidade de AVC arranca ainda este ano

No V Encontro Transmontano das Unidades de AVC, que decorreu hoje em Macedo de Cavaleiros, o presidente do Centro Hospitalar do Nordeste avançou que, em breve, começam as obras de ampliação do serviço no Hospital de Macedo de Cavaleiros.
As obras na Unidade de AVC do Centro Hospitalar do Nordeste vão avançar dentro de três semanas.
O projecto de execução para os primeiros trabalhos já foi aprovado e, mesmo sem fundos comunitários, a ampliação do serviço no Hospital de Macedo tem luz verde.
“Tínhamos um projecto que está em stand-by por causa da dificuldade de arranjar fundos, mas vamos ampliar a unidade de oito para doze damas” garante.
O desejo do presidente do conselho de administração do CHNE, Henrique Capelas, é que as obras, na melhor das hipóteses, estejam concluídas em três meses.
“Foi aprovado e agora há que lançar o concurso rapidamente, mas isso não será demorado, penso que temos condições para começar a partir paredes dentro de três semanas” adianta, acrescentando que “se tudo correr normalmente daqui a três ou quatro meses devemos ter a nova unidade a funcionar”.
Castro Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de AVC vê com bons olhos esta ampliação e fala na possibilidade de um maior número de doentes tratados no Nordeste Transmontano.
“É com grande entusiasmo que vejo essa ampliação dado que é uma das regiões do país em que a taxa de incidência de AVC é maior” refere.
A Unidade de AVC irá ocupar a ala do hospital que agora está destinada aos quartos particulares. Está aprovado o 1º projecto de execução no valor de 50 mil euros. Aguarda-se agora pela aprovação do 2º projecto.
E ainda dentro da temática, desde Janeiro que funciona a via verde do AVC na Unidade Hospitalar de Bragança.
Henrique Capelas garante que a valência já deu resultados, mas ainda há muito por fazer.
O médico responsável pela unidade de AVC do CHNE também admite que há ainda muito trabalho a fazer, mas Jorge Poço garante que os poucos casos que possam ter passado pela via verde são melhores que nenhum. “Já temos tido alguns casos em que tivemos de fazer o tratamento por fibrinólise, mas ainda há muito a melhorar no sentido de fazer com que o doente chegue ao hospital o mais rápido possível” considera.
O atraso na chegada dos doentes de AVC ao hospital continua a ser um obstáculo a ultrapassar no distrito de Bragança, sendo as primeiras três horas após o acidente vascular cerebral fundamentais no tratamento.

Escrito por CIR

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Incêndio Urbano em Vinhas

Talvez a lareira acesa tenha sido a causa deste incêndio que destruiu uma cozinha na Aldeia de Vinhas, Concelho de Macedo de Cavaleiros. Fica o alerta, considerando que estão previstas baixas temperaturas para os próximos dias no Nordeste Transmontano, será prudente afastar das lareiras escanos, sofás, rimas de lenha ou outros materiais inflamáveis!
Fica o registo dos danos materiais!






No local estiveram um VFCI dos Bombeiros Voluntários de Izeda e um VLCI e um VUCI dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros!